A criação da FAMED e a sua relevância para a sociedade em que se insere está intimamente ligada a perspectiva da interiorização do Ensino Superior Brasileiro configurado como necessidade nos últimos anos.

A expansão do Ensino Superior abre novas oportunidades de formação acadêmica e profissional para jovens do interior. Este é um dos principais elementos que fizeram a IES se constituir em sua filosofia educacional.  Mesmo com a expansão da educação pública dos Institutos Federais, o acesso à educação superior ainda não é suficiente para atender às demandas e alterar positivamente a realidade das cidades do interior. 

Nesse sentido, a IES FAMED se preocupou em não apenas atender às necessidades dos egressos do Ensino Médio da região, mas, também, com as necessidades sociais. Assim, a escolha dos cursos de Enfermagem, Administração e Pedagogia para iniciar a Faculdade deram-se, a priori, pela melhoria regional nesses 3 setores. A Enfermagem para auxiliar na expansão da saúde primária de toda a Ibiapaba que há anos sofre com o déficit de enfermeiros e gestores de saúde, a Pedagogia para poder suprir os municípios de professores que devido ao salário pouco atrativo, não virão da capital para se incluir nessas vagas e, por fim, a Administração por que ela perpassa todos os setores produtivos e se faz necessária para a profissionalização e empreendedorismo em todas as regiões brasileiras, afinal não basta apenas ter condições ou crédito para se abrir ou ampliar novos negócios, mas de competências e habilidades para projetá-los e faze-los crescer e se sustentar.

Logo, a FAMED no processo de interiorização não se trata de apenas um processo de interiorização para o Ensino Superior, mas de uma expectativa que alia esse processo à necessária inclusão de todos os setores da comunidade.

A FAMED

  • facebook
  • w-googleplus

© 2017 by JRM

Visite

Av. Parque Sul, 601 - Caroba, Croatá/CE

Ligue

(88) 3659-1238

(88) 99240-6196

Contato:

famed.net@gmail.com